Governo mobiliza sociedade para Consultas Públicas do PERH/ES

26/02/2018 17h00 - Atualizado em 26/02/2018 16h58

Governo mobiliza sociedade para Consultas Públicas do PERH|ES

Entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março, serão realizadas Consultas Públicas Regionais nas cidades de Marechal Floriano, Alegre, Colatina e São Mateus, respectivamente, para apresentar e discutir com a sociedade os resultados do Prognóstico dos Recursos Hídricos

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) realiza esta semana a segunda rodada de Consultas Públicas do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH|ES), nas regiões Central, Sul, do Doce e Norte. Durante as Consultas, serão apresentados e discutidos com a sociedade os resultados do Prognóstico dos Recursos Hídricos, que consiste na elaboração de cenários futuros sobre as disponibilidades de água no Espírito Santo. O Prognóstico foi elaborado com base em um amplo estudo sobre a situação hídrica capixaba.

Nos dias 27 e 28 de fevereiro, as Consultas acontecem, respectivamente, nas cidades de Marechal Floriano (Região Central) e Alegre (Região Sul). E nos dias 1 e 2 de março as Consultas serão realizadas nos municípios de Colatina (Região do Doce) e São Mateus (Região Norte). Confira os horários e locais dos encontros no final do texto.

As Consultas fazem parte do processo de elaboração do PERH|ES, documento que irá estabelecer diretrizes para a gestão da água no Espírito Santo nos próximos 20 anos, além de orientar ações, projetos e programas voltados para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, tendo em vista a disponibilidade hídrica em cada uma das 14 bacias capixabas.

Usuários de água e representantes da sociedade civil organizada e do poder público estão sendo convidados a participar das Consultas e contribuir com sugestões, críticas e demandas relacionadas ao conteúdo do Prognóstico. Vale lembrar que a população também pode apresentar contribuições ao Prognóstico do PERH|ES no site: www.perh.es.gov.br, onde também será possível conferir a íntegra o estudo, bem como o andamento do processo de construção do Plano.

Prognóstico

Durante as Consultas Públicas, será feita a apresentação detalhada do Prognóstico dos Recursos Hídricos, terceiro dos quatro produtos que compõem o PERH|ES. O Prognóstico consiste na elaboração de cenários futuros sobre as disponibilidades de água no Espírito Santo. A partir da construção desses cenários serão estabelecidos, posteriormente, os programas, projetos e ações para o alcance de melhores condições de qualidade e quantidade de águas  considerando os anseios sociais, econômicos e ambientais da sociedade capixaba, pactuados ao longo do processo de construção do PERH|ES.

A elaboração do PERH|ES teve início em janeiro de 2017 e a expectativa é que o documento seja concluído no próximo mês de julho. O Plano vem sendo formulado a partir de uma consistente base técnica e conta com a ampla participação dos diversos segmentos da sociedade, o que proporciona a consolidação do arranjo institucional necessário para fazer com que o planejamento estratégico se torne efetivamente um mecanismo de transformação na realidade dos recursos hídricos no Estado.

O PERH|ES está sendo elaborado pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), com apoio técnico do Consórcio NKLac/COBRAPE, formado pela empresa japonesa Nippon Koei Lac e pela Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (COBRAPE).

Até o momento, duas das quatro etapas para a consolidação do PERH|ES já foram concluídas: a elaboração do Roteiro Metodológico, que contempla o detalhamento executivo e metodológico de todos os passos para a construção do PERH/ES; e o Diagnóstico dos Recursos Hídricos, que traz um amplo panorama da situação atual dos recursos hídricos no Espírito Santo.

Após a aprovação do Prognóstico, que também será submetido à análise do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), será realizada a última etapa, que consiste no Plano de Ações e no Documento Consolidado do PERH|ES.

Todas as etapas da elaboração do Plano preveem a realização de Seminários, Oficinas Interinstitucionais, Debates, Consultas Públicas Regionais e diversas Reuniões Setoriais, com o objetivo de garantir a ampla participação dos usuários de água, da sociedade organizada e do poder público.

Agenda das Consultas Públicas do Prognóstico:

Região Central

9 horas

Auditório do Centro de Agronegócios (Posto do Café)

Rodovia ES-146 - Km 01 - Santa Maria de Marechal - Marechal Floriano

Região Sul

Câmara Municipal de Alegre

Av. Jerônimo Monteiro, n° 38, 2° Piso - Centro - Alegre

Região do Doce

Miniauditório do IFES de Colatina

Av. Arino Gomes Leal, 1700 - Santa Margarida - Colatina

Região Norte