Realidade dos recursos hídricos será apresentada a capixabas durante Consultas Públicas

11/09/2017 10h01 - Atualizado em 11/09/2017 10h27

Realidade dos recursos hídricos será apresentada a capixabas durante Consultas Públicas

 

O levantamento e a avaliação integrada da situação atual dos recursos hídricos no Espírito Santo serão apresentados e discutidos com a sociedade durante quatro Consultas Públicas Regionais, que acontecem a partir da próxima semana. Os eventos, organizados pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), fazem parte do processo de elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH|ES), que irá estabelecer diretrizes para a gestão da água no Estado nos próximos 20 anos, além de orientar ações, políticas e programas voltados para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, tendo em vista a disponibilidade hídrica em cada uma das bacias capixabas.

A primeira Consulta Pública acontece no próximo dia 13/09, no auditório da Prefeitura de Cariacica, contemplando a Região Central. No dia 14/09, será a vez da Região Sul, com a realização da Consulta Pública na Câmara Municipal de Guaçuí. No dia 19/09, a reunião será realizada no auditório da Faculdade Vale do Cricaré, em São Mateus, contemplando a Região Norte. E no dia 20/09, a mobilização acontece no Sindicato Rural de Colatina, na Região da Bacia do Rio Doce. Todas as reuniões estão marcadas para começar às 18 horas.

Durante as Consultas Públicas, será feita a apresentação do Diagnóstico dos Recursos Hídricos no Estado. Usuários de água e representantes da sociedade organizada e do poder público, além da população de um modo geral, estão sendo esperados para participar dos eventos. Todos poderão contribuir com sugestões, críticas e demandas que serão levadas em consideração na consolidação do estudo técnico que irá trazer a radiografia da situação atual da água no Espírito Santo.

 

PERH|ES

 

A elaboração do PERH|ES teve início em janeiro e a expectativa é que o documento seja concluído em julho do ano que vem. O Plano vem sendo construído a partir de uma consistente base técnica e conta com a ampla participação dos diversos segmentos da sociedade, o que proporciona a consolidação do arranjo institucional necessário para fazer com que o planejamento estratégico se torne efetivamente um mecanismo de transformação na realidade dos recursos hídricos no Estado.

O PERH|ES está sendo elaborado pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), com apoio técnico do Consórcio NKLac/COBRAPE, formado pela empresa japonesa Nippon Koei Lac e pela Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (COBRAPE). Todas as etapas da construção do Plano preveem a realização de Seminários, Oficinas Interinstitucionais, Debates, Consultas Públicas Regionais e diversas Reuniões Setoriais, com o objetivo de garantir a ampla participação dos usuários de água, da sociedade organizada e do poder público.

 

Diagnóstico

 

O Diagnóstico dos Recursos Hídricos começou a ser feito em março e é uma das fases necessárias para a consolidação do PERH|ES. O estudo que será apresentado à sociedade durante as Consultas Públicas traz um amplo panorama da situação dos recursos hídricos no Espírito Santo, com informações e dados essenciais para a formulação dos programas e projetos que farão parte do PERH|ES.

Estão presentes no Diagnóstico informações e dados relacionados à evolução populacional, problemas ambientais diversos, uso e ocupação do solo, aspectos sociais, econômicos e históricos, tipos de usos da água, vazões demandadas, vulnerabilidade dos recursos hídricos, dentre outros. O Diagnóstico foi dividido em seis etapas: Levantamento de Dados; Análise de Condicionantes; Análise de Eventos Críticos; Estimativa das Disponibilidades Hídricas; Estimativa das Demandas Hídricas; Balanço Hídrico e Identificação de Conflitos de Uso de Água.

O Diagnóstico traz, ainda, um estudo específico sobre a ocorrência de eventos climáticos extremos. Foram identificadas as regiões com maiores índices de erosão, produção de sedimentos, cheias e secas, caracterizando a vulnerabilidade de cada bacia hidrográfica quanto à ocorrência desses eventos críticos.

“O foco do nosso trabalho foi conhecer a realidade dos recursos hídricos no Estado. Identificamos os principais problemas relacionados à qualidade e à quantidade de água, a partir do levantamento de todos os dados disponíveis. Fizemos a análise das condicionantes ambientais, econômicas, sociais, políticas, históricas, legais e institucionais. Também avaliamos as variáveis de interesse para o processo de gestão, identificando as regiões onde estão localizados os principais problemas relacionados aos recursos hídricos, além de muitos outros estudos técnicos”, afirma o coordenador executivo do Consórcio NKLac/COBRAPE, Leonardo Mitre.

 

Legitimidade

 

A coordenadora técnica do PERH|ES, Monica Amorim, ressalta que a participação da sociedade nas Consultas Públicas é fundamental para que o Plano reflita a realidade dos recursos hídricos no Estado. “O PERH|ES não é um plano de Governo. É um instrumento que pertence à sociedade e que, necessariamente, precisa ser construído de forma coletiva. Por isso, a participação de todos é de extrema importância para que o Plano tenha legitimidade e possa ser colocado em prática de maneira efetiva”, pontua.

Monica Amorim destaca que quanto mais organizada estiver a sociedade mais fácil será a implementação do PERH|ES. “As pessoas precisam se enxergar dentro do Plano, precisam ver que as ações das quais sentem necessidade estarão contempladas no planejamento. A organização e a mobilização também proporcionam às pessoas maiores condições de cobrar dos responsáveis que as ações e programas elencados pelo PERH|ES sejam implementados”, afirma.

O Diagnóstico servirá de base para a formulação da etapa seguinte do PERH|ES, chamada de Prognóstico. Serão elaborados cenários futuros que trarão as estimativas de conflitos pelo uso dos recursos hídricos dentro das conjunturas tendencial e otimista. As projeções referentes aos cenários irão orientar a formulação das diretrizes gerais de ação do PERH|ES. A partir dessas diretrizes serão identificados programas e projetos a serem desenvolvidos durante a implementação do Plano.

 

Agenda das Consultas Públicas:

 

Região Central

Dia 13/09

18 horas

Auditório da Prefeitura de Cariacica

 

Região Sul

Dia 14/09

18 horas

Câmara Municipal de Guaçuí

 

Região Norte

Dia 19/09

18 horas

Auditório da Faculdade Vale do Cricaré - São Mateus

 

Região da Bacia do Rio Doce

Dia 20/09

18 horas

Sindicato Rural de Colatina

 

 

Informações Adicionais:

Assessoria de Comunicação e Mobilização Social

Consórcio Consórcio NKLac/COBRAPE

Daniel Simões

Danielsimoes06@gmail.com

(027) 9 9979 9230

 

Assessoria de Comunicação

Agência Estadual de Recursos Hídricos – Agerh

Adriano Leão

Assessor de Comunicação

asscom@agerh.es.gov.br

27 3347-6207 | 27 99728-0746