Plano Estadual de Recursos Hídricos é discutido com representantes da Cesan

18/04/2017 14h19

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) realizou, na manhã desta terça-feira (11), no auditório do Centro de Controle Operacional da Cesan, em Carapina, na Serra, a segunda de uma série de reuniões setoriais de mobilização com o objetivo de apresentar e discutir com a sociedade capixaba o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH). No mês passado, a Agerh já havia promovido um encontro com representantes do setor agropecuário.  A reunião desta terça (11) contou com a participação de técnicos da Cesan que representam a empresa junto aos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH).

 Os participantes puderam conhecer os principais conceitos que orientam a formulação do PERH e foram estimulados a participar ativamente do processo de elaboração do Plano, que irá estabelecer as diretrizes e os critérios de gerenciamento da água no Estado, levando em consideração um horizonte de 20 anos. Os técnicos fazem parte do recém-criado Comitê Permanente de Representação de Comitês de Bacia e Organizações de Recursos Hídricos, instituído pela Cesan para, entre outras coisas, participar ativamente da construção do PERH.

 O diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Cesan, Amadeu Wetler, ressaltou que devido à importância do Plano Estadual de Recursos Hídricos a companhia se organizou internamente através dos representantes em cada Comitê de Bacia. Amadeu destacou que a Cesan irá contribuir ativamente para a construção do Plano e que o documento será um legado para a sociedade capixaba.

 “Nós criamos um Comitê Permanente que nos possibilita saber a situação nos 52 municípios atendidos pela Cesan, e certamente teremos muito a contribuir com a elaboração do PERH. Tivemos a oportunidade de conhecer a amplitude do Plano e de dar a nossa visão do ponto de vista do saneamento. Também foi uma forma de integrar nossas equipes e passar informações para que o plano fique cada vez melhor. Esse plano será um grande legado para a sociedade e é importante que ele tenha uma visão equilibrada para que haja água não só para o consumo humano, mas também para as demais atividades”, pontuou o diretor.

 A coordenadora técnica do PERH, Monica Amorim, destacou que a reunião foi bastante positiva. “O setor nos mostrou seus anseios, os principais problemas, o que pensam para o futuro e como podem contribuir do ponto de vista do levantamento de informações, tão necessárias nesta fase de diagnóstico que estamos começando agora. Iremos realizar outras reuniões setoriais ao longo dos próximos meses e esperamos contar com a participação e a mobilização dos variados segmentos da sociedade”, afirmou.

  

PERH

 

O Plano de Recursos Hídricos é um dos principais instrumentos de gestão das águas previstos na legislação estadual e federal. No Espírito Santo, o PERH começa a ser desenvolvido em um grave contexto de estiagem prolongada, responsável por inúmeros prejuízos para a economia do Estado. O documento será composto por um conjunto de acordos sociais e políticos subsidiados por uma consistente base técnica e contará com a ampla participação dos usuários de água, da sociedade organizada e do poder público.

 A elaboração do Plano é coordenada pela Agerh, com apoio técnico do Consórcio NKLac/COBRAPE, formado pela empresa japonesa Nippon Koei Lac e pela Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (COBRAPE). O PERH irá definir programas e ações para minimizar os impactos decorrentes dos eventos climáticos extremos e estabelecer as diretrizes e critérios de gerenciamento em escala estadual, refletindo as necessidades regionais expressas nos planos de bacia. O Plano também contemplará medidas de proteção e conservação dos recursos hídricos, de modo a garantir sua disponibilidade – em quantidade e qualidade adequadas – para os diferentes usos.

 

Informações Adicionais:

Assessoria de Comunicação e Mobilização Social

Consórcio Consórcio NKLac/COBRAPE

Daniel Simões

Danielsimoes06@gmail.com

(027) 9 9979 9230

 

Assessoria de Comunicação

Agência Estadual de Recursos Hídricos – Agerh

Assessor de Comunicação

Adriano Pimenta

asscom@agerh.es.gov.br

27 3347-6207 | 27 99728-0746