Plano de Ações do PERH|ES é apresentado durante Consulta Pública em Domingos Martins

26/06/2018 13h57 - Atualizado em 26/06/2018 13h55
Foto: Daniel Simões

Plano de Ações do PERH|ES é apresentado durante Consulta Pública em Domingos Martins

Os programas e projetos para o alcance de melhores condições de qualidade e quantidade das águas no Espírito Santo serão apresentados e discutidos com a sociedade organizada da região Central, durante Consulta Pública do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH|ES), que será realizada na manhã desta quarta-feira (27), no auditório da Escola Mariano Ferreira de Nazareth (antigo CNEC), em Campinho, Domingos Martins. O evento, organizado pela  Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), tem o objetivo de receber contribuições que possam ser incorporadas ao Plano de Ações do PERH|ES.

Será a terceira Consulta Pública de uma série de cinco que estão sendo realizadas em todas as regiões do estado para a discussão do Plano de Ações do PERH|ES. Nesta quinta-feira  (28), será a vez de Linhares e na sexta (29) Nova Venécia receberá a Consulta. No final do texto, confira os horários e locais dos eventos.

As Consultas Públicas reúnem usuários de água e representantes da sociedade civil e do poder público, além de interessados em debater o futuro da água no estado. Elas acontecem ao término de cada etapa do processo de elaboração do PERH|ES, como forma de ouvir as demandas, críticas e sugestões dos diversos atores envolvidos na questão dos recursos hídricos e contribuir para a consolidação de um pacto social e político que possibilite uma gestão participativa e eficiente desses recursos, fundamentais para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do estado.

Plano de Ações

O Plano de Ações do PERH|ES começou a ser elaborado em fevereiro, após a realização das etapas de Diagnóstico e de Prognóstico dos recursos hídricos. A elaboração do PERH|ES teve início em janeiro do ano passado e ao longo desse processo já foram realizadas mais de 50 reuniões técnicas envolvendo os mais diversos segmentos da sociedade civil organizada, além de seminários e consultas públicas em todo o estado.

Após os estudos realizados sobre a situação hídrica atual e as projeções e cenários traçados para os próximos anos, chegou-se à montagem do Plano de Ações, responsável por estabelecer os programas e projetos para a melhoria  das condições de qualidade e quantidade das águas, considerando os anseios sociais, econômicos e ambientais dos capixabas, dentro de um amplo processo de pactuação.

Agenda das Consultas Públicas do Plano de Ações:

Região Central

Domingos Martins

27/06

Quarta-feira

9 horas

Auditório da Escola Mariano Ferreira de Nazareth (antigo CNEC) - Sede

Região do Doce

Linhares

28/06

Quinta-feira

9 horas

Auditório do IFES Linhares

Região Norte

Nova Venécia

29/06

Sexta-feira

9 horas

Auditório do IFES Nova Venécia

Informações Adicionais:

Assessoria de Comunicação e Mobilização Social

Consórcio Consórcio NKLac/COBRAPE

Daniel Simões

Danielsimoes06@gmail.com

(027) 9 9979 9230

Assessoria de Comunicação

Agência Estadual de Recursos Hídricos – Agerh

Adriano Leão

Assessor de Comunicação

asscom@agerh.es.gov.br