Oficina vai dar continuidade ao processo de criação do comitê interfederativo do rio São Mateus

02/03/2017 16h25 - Atualizado em 02/03/2017 16h26

A Agência Nacional das Águas (ANA) e a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) vão realizar uma oficina de alinhamento para a criação do Comitê Interfederativo do Rio São Mateus, que será responsável pela gestão da calha do rio, integrando os estados do Espírito Santo e Minas Gerais na gestão do corpo hídrico. O encontro vai acontecer no mês de abril, no município de São Mateus.

Na oficina serão definidos os meios legais para que o processo de criação do novo comitê federal seja realizado de forma ágil e com embasamento jurídico. Em dezembro do ano passado, um termo de compromisso foi assinado por várias instituições que se comprometeram a trabalhar em prol da criação do Comitê Inter Federativo do rio São Mateus.

O presidente do CBH dos Afluentes Capixabas do Rio São Mateus, Arilson Mendes, um dos principais atores na implantação do novo comitê, falou sobre os benefícios do comitê interfederativo.

“Temos duas políticas de gestão de recursos hídricos: uma no Espírito Santo e outra em Minas Gerais. Com a criação do comitê interfederativo teremos ações, programas e políticas que serão integradas, e este é o grande ganho. Vamos tratar o rio São Mateus em sua totalidade, desde a nascente até a foz. É um grande avanço podermos chegar até aqui. É o início de uma nova etapa. Assim teremos condições de trazer mais gente para as discussões, pois este é o objetivo: trazer a sociedade para o comitê. Só assim teremos políticas que se perpetuem”, disse.

Rio São Mateus

A bacia do rio São Mateus é formada por 26 municípios, dos quais 16 mineiros e 11 capixabas. Com nascente em São Félix de Minas (MG), o rio São Mateus, ou Cricaré, deságua no oceano Atlântico no município de Conceição da Barra (ES). O rio, cujas nascentes estão localizadas em Minas Gerais, a 1000 metros de altitude, é formado por dois braços: o rio Cotaxé (braço norte), que nasce no município de Itambacuri e possui 244 Km de extensão, e o rio Cricaré (braço sul), que nasce no município de São Félix de Minas e possui 188 Km.