Ciclo de Debates sobre recursos hídricos chega à Bacia do Rio Itaúnas

04/09/2017 13h47 - Atualizado em 04/09/2017 13h44

Ciclo de Debates sobre recursos hídricos chega à Bacia do Rio Itaúnas

Os principais desafios relacionados à qualidade e à quantidade de água na Bacia do Rio Itaúnas estarão em discussão nesta terça-feira (05/09), durante o Ciclo de Debates do Plano de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas e do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH|ES). O evento será realizado a partir das 18 horas, na Loja Maçônica Defensores da Lei, no bairro Boa Vista, ao lado do Clube do Banestes, em Pedro Canário. O encontro tem o objetivo de estimular o envolvimento e a mobilização da sociedade no processo de construção dos Planos.

Estão sendo esperados para a reunião usuários de água e representantes da sociedade organizada e do poder público dos oito municípios do Extremo Norte capixaba que compõem a bacia hidrográfica. A bacia tem mais de 90% da sua área de abrangência no Espírito Santo, apesar de ter afluentes no Nordeste de Minas Gerais e no Extremo Sul da Bahia (Mucuri). O rio tem a sua nascente próxima ao distrito de Itabaiana, na Bahia, e a sua foz está localizada em Conceição da Barra.

O Ciclo de Debates é fruto de uma parceria entre a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs). Durante a reunião, será feita uma apresentação técnica sobre o atual estágio dos Planos e detalhado o cronograma das atividades para os próximos meses. O evento contará ainda com a realização de uma mesa-redonda, onde os participantes terão a oportunidade de contribuir para a estruturação dos planejamentos estratégicos.

Planos de Bacia

O Governo do Estado iniciou, no primeiro semestre, a elaboração do Plano de Recursos Hídricos das Bacias dos rios São Mateus, Itaúnas, Novo, Itapemirim e Itabapoana. Trata-se de um processo de planejamento no qual é necessário conhecer a situação atual dos recursos hídricos e estudar cenários de crescimento social e econômico, além das demandas por água.

Com base nessas informações, os atores irão definir ações, programas e projetos para atender ao Enquadramento, que consiste no estabelecimento de uma meta de qualidade da água a ser alcançada de acordo com os usos que se pretende fazer na bacia hidrográfica. Os próximos passos incluem levantamento de dados primários e secundários sobre os usos das águas nas bacias e a elaboração de um cenário de tendências. O projeto será concluído em janeiro de 2018.

O PERH|ES é um dos principais instrumentos previstos na Política Estadual de Recursos Hídricos e irá estabelecer as diretrizes e os critérios de gerenciamento da água no Espírito Santo para os próximos 20 anos. Seu principal objetivo é contribuir para que o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Espírito Santo seja feito de maneira sustentável e equilibrada, tendo em vista a disponibilidade de água em cada uma das 14 bacias hidrográficas capixabas.

A elaboração do PERH|ES teve início em janeiro e a expectativa é que o documento seja concluído em julho do ano que vem. O Plano vem sendo construído a partir de uma consistente base técnica e conta com a ampla participação dos diversos segmentos da sociedade, o que irá contribuir para a consolidação do arranjo institucional necessário para fazer com que o PERH|ES se torne efetivamente um mecanismo de transformação na realidade dos recursos hídricos no Espírito Santo.

Atualmente, o PERH|ES está na fase de Diagnóstico, que compreende o levantamento e a avaliação integrada da situação atual dos recursos hídricos no Estado. Esse trabalho prossegue até o início de setembro e foi dividido em seis etapas: Levantamento de Dados; Análise de Condicionantes; Análise de Eventos Críticos; Estimativa das Disponibilidades Hídricas; Estimativa das Demandas Hídricas; Balanço Hídrico e Identificação de Conflitos de Uso de Água.