Bacia do Rio Santa Joana recebe Ciclo de Debates sobre recursos hídricos

21/11/2017 11h09 - Atualizado em 21/11/2017 11h10
Foto: Daniel Simões

Bacia do Rio Santa Joana recebe Ciclo de Debates sobre recursos hídricos

Usuários de água e representantes da sociedade organizada e do poder público da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Joana têm um encontro marcado na próxima terça-feira (21/11), em Itaguaçu, quando será realizado o Ciclo de Debates do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH|ES). A reunião está marcada para começar às 9 horas e irá ocorrer no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Itaguaçu, situado na Av. Henrique Frizzera, 251, no bairro Santa Fé.

O encontro é fruto de uma parceria entre a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Joana (CBH-Santa Joana). O objetivo é estimular o envolvimento da sociedade na elaboração do PERH|ES, compartilhando informações sobre o andamento do Plano e recebendo demandas e sugestões que possam ser incorporadas ao planejamento estratégico das águas no Estado.

O Ciclo de Debates cotará com uma apresentação técnica do atual estágio de elaboração do PERH-ES e com a realização de uma Mesa-Redonda, onde os participantes poderão debater os principais desafios relacionados à qualidade e à quantidade de água na sua região. Estão sendo realizadas reuniões nas 14 bacias hidrográficas capixaba.

  

PERH|ES

 

O PERH|ES começou a ser elaborado pelo Governo do Estado no último mês de janeiro e a expectativa é que o documento seja concluído em julho do ano que vem. O Plano irá estabelecer as diretrizes e os critérios para a gestão da água nos próximos 20 anos, além de orientar ações, políticas e programas voltados para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, tendo em vista a disponibilidade de água no Estado como um todo.

O Plano vem sendo construído a partir de uma consistente base técnica. A ampla participação dos diversos segmentos da sociedade irá contribuir para a consolidação do arranjo institucional necessário para fazer com que o PERH|ES se torne efetivamente um mecanismo de transformação na realidade dos recursos hídricos no Espírito Santo.

No final do mês de setembro, a Agerh concluiu a série de Consultas Públicas Regionais para apresentar à sociedade capixaba os resultados do Diagnóstico dos Recursos Hídricos. O estudo traz um amplo panorama da situação da água no Espírito Santo, com informações e dados essenciais para a formulação dos programas e projetos que farão parte do PERH|ES. A população também pode apresentar contribuições ao Diagnóstico e ao Plano no site: www.perh.es.gov.br, onde também é possível conferir a íntegra do estudo, bem como o andamento do processo de construção do Plano.

 

Diagnóstico

 

O Diagnóstico apontou que o Espírito Santo possui uma considerável vulnerabilidade hídrica, relacionada tanto à quantidade quanto à qualidade de água, que afeta potencialmente a produção econômica estadual. E que esse cenário exige a adoção de uma série de ações para aumentar a segurança hídrica e garantir o desenvolvimento sustentável nos próximos anos. O estudo reúne dados relacionados à evolução populacional, problemas ambientais diversos, uso e ocupação do solo, aspectos sociais, econômicos e históricos, tipos de usos da água, vazões demandadas, dentre outros.

O levantamento foi dividido em seis etapas: Levantamento de Dados; Análise de Condicionantes; Análise de Eventos Críticos; Estimativa das Disponibilidades Hídricas;

Estimativa das Demandas Hídricas; Balanço Hídrico e Identificação de Conflitos de Uso de Água. Também foram identificadas as regiões com maiores índices de erosão, produção de sedimentos, cheias e secas, caracterizando a vulnerabilidade de cada bacia hidrográfica quanto à ocorrência de eventos climáticos críticos.

Segundo o diretor-presidente da Agerh, Leonardo Deptulski, os próximos passos na construção do PERH|ES são o prognóstico e a construção de cenários. ”Nessas etapas vamos continuar a trabalhar de forma participativa, porque esse contato direto com os diversos setores da sociedade e com a população tem sido muito importante para enriquecer o debate e para que o Plano seja o mais próximo possível da realidade dos capixabas. Tenho certeza de que estamos construindo um instrumento fundamental para que o desenvolvimento do Espírito Santo aconteça de maneira sustentável”, destaca.

 

 

 

Informações Adicionais:

Assessoria de Comunicação e Mobilização Social

Consórcio Consórcio NKLac/COBRAPE

Daniel Simões

Danielsimoes06@gmail.com

(027) 9 9979 9230

 

Assessoria de Comunicação

Agência Estadual de Recursos Hídricos – Agerh

Adriano Leão

Assessor de Comunicação

asscom@agerh.es.gov.br

27 3347-6207 | 27 99728-0746