Bacia do Rio Novo recebe Ciclo de Debates sobre recursos hídricos

14/08/2017 11h20 - Atualizado em 15/08/2017 10h20

Bacia do Rio Novo recebe Ciclo de Debates sobre recursos hídricos

Usuários de água e representantes da sociedade organizada e do poder público da Bacia Hidrográfica do Rio Novo têm um encontro marcado na próxima terça-feira (15/08), em Vargem Alta, quando será realizado o Ciclo de Debates do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Novo e do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH|ES). A reunião está marcada para começar às 18 horas e acontecerá na Associação Pestalozzi de Vargem Alta, situada na rua Felipe David, 96, no Centro.

O encontro é fruto de uma parceria entre a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Novo (CBH-Novo). O objetivo é estimular o envolvimento da sociedade tanto na elaboração do PERH|ES quanto na construção do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Novo. Os eventos contarão com uma apresentação técnica do atual estágio dos Planos e com a realização de uma Mesa-Redonda, onde os participantes poderão debater os principais desafios relacionados à qualidade e à quantidade de água e também oferecer subsídios para a estruturação dos planejamentos estratégicos.

O Ciclo de Debates é uma iniciativa da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), em parceria com os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs). Já o Plano de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas é um projeto que também conta com o apoio e o envolvimento do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Plano de Bacia

O Governo do Estado iniciou, no primeiro semestre, a elaboração do Plano de Recursos Hídricos das Bacias dos rios São Mateus, Itaúnas, Novo, Itapemirim e Itabapoana. Trata-se de um processo de planejamento no qual é necessário conhecer a situação atual dos recursos hídricos e estudar cenários de crescimento social e econômico, além das demandas por água.

Com base nessas informações, os atores irão definir ações, programas e projetos para atender ao Enquadramento, que consiste no estabelecimento de uma meta de qualidade da água a ser alcançada de acordo com os usos que se pretende fazer na bacia hidrográfica. Os próximos passos incluem levantamento de dados primários e secundários sobre os usos das águas nas bacias e a elaboração de um cenário de tendências. O projeto será concluído em janeiro de 2018.

PERH|ES

O PERH|ES começou a ser elaborado pelo Governo do Estado no último mês de janeiro e a expectativa é que o documento seja concluído em julho do ano que vem. O Plano irá estabelecer as diretrizes e os critérios para a gestão da água nos próximos 20 anos, além de orientar ações, políticas e programas voltados para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, tendo em vista a disponibilidade de água no Estado como um todo.

O Plano vem sendo construído a partir de uma consistente base técnica. A ampla participação dos diversos segmentos da sociedade irá contribuir para a consolidação do arranjo institucional necessário para fazer com que o PERH|ES se torne efetivamente um mecanismo de transformação na realidade dos recursos hídricos no Espírito Santo.

Atualmente, o PERH|ES está na fase de Diagnóstico, que compreende o levantamento e a avaliação integrada da situação atual dos recursos hídricos no Estado. Esse trabalho prossegue até setembro e foi dividido em seis etapas: Levantamento de Dados; Análise de Condicionantes; Análise de Eventos Críticos; Estimativa das Disponibilidades Hídricas; Estimativa das Demandas Hídricas; Balanço Hídrico e Identificação de Conflitos de Uso de Água.

Confira a agenda de reuniões do Ciclo de Debates do PERH|ES e do Plano de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas já confirmada:

15/08 – CBH Novo

Vargem Alta