Agerh mobiliza sociedade para a construção do Plano Estadual de Recursos Hídricos

01/08/2017 15h06

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), em parceria com os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs), inicia, na próxima quarta-feira (02/08), uma série de reuniões com o objetivo de estimular o envolvimento dos usuários de água, da sociedade organizada e de representantes do poder público na elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH|ES). Os primeiros encontros do Ciclo de Debates do PERH|ES serão realizados em conjunto com o CBH Guandu, nos dias 2 e 3 de agosto, nas cidades de Afonso Cláudio e Baixo Guandu, respectivamente.

Os eventos contarão com uma apresentação técnica do atual estágio do PERH|ES e com a realização de uma Mesa-Redonda, na qual os participantes poderão contribuir com informações e experiências que possam subsidiar a construção do Plano, além de debater sobre os principais desafios relacionados à qualidade e à quantidade de água na Bacia do Rio Guandu.

O PERH|ES começou a ser elaborado pelo Governo do Estado no último mês de janeiro e a expectativa é que o documento seja concluído em julho do ano que vem. O Plano irá estabelecer as diretrizes e os critérios para a gestão da água nos próximos 20 anos, e também orientar ações, políticas e programas voltados para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, tendo em vista a disponibilidade de água no Estado como um todo.

O Plano vem sendo construído a partir de uma consistente base técnica. A ampla participação dos diversos segmentos da sociedade irá contribuir para a consolidação de um sólido arranjo institucional, considerado essencial para fazer com que o PERH|ES se torne efetivamente um mecanismo de transformação na realidade dos recursos hídricos no Espírito Santo.

Atualmente, o PERH|ES está na fase de Diagnóstico, que compreende o levantamento e a avaliação integrada da situação atual dos recursos hídricos no Estado. Esse trabalho prossegue até setembro e foi dividido em seis etapas: Levantamento de Dados; Análise de Condicionantes; Análise de Eventos Críticos; Estimativa das Disponibilidades Hídricas; Estimativa das Demandas Hídricas; Balanço Hídrico e Identificação de Conflitos de Uso de Água.

Confira a agenda de reuniões do Ciclo de Debates do PERH|ES já confirmada:

02/08 – CBH Guandu

Afonso Cláudio

18h30 – Sindicato Rural

03/08 – CBH Guandu

Baixo Guandu

18h30 – Círculo Operário

14/08 – CBH Jucu

Marechal Floriano

17 horas - Auditório Do Centro de Agronegócios (Posto do Café)

15/08 – CBH Novo

Vargem Alta