Colatina recebe terceira Consulta Pública do Prognóstico do PERH/ES

28/02/2018 11h30 - Atualizado em 28/02/2018 11h25

Colatina recebe terceira Consulta Pública do Prognóstico do PERH/ES

Usuários de água e representantes da sociedade civil organizada e do poder público das bacias hidrográficas da região do Doce (Pontões e Lagoas do Doce; Barra Seca e Foz do Rio Doce; Guandu; e Santa Maria do Doce) participam, nesta quinta-feira (1°), a partir das 9 horas, no Ifes de Colatina, da terceira Consulta Pública Regional do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH|ES). A Consulta tem o objetivo de apresentar e discutir com a sociedade os resultados do Prognóstico dos Recursos Hídricos, estudo que projetou cenários futuros sobre as disponibilidades de água no Espírito Santo. O Prognóstico foi elaborado com base em um amplo estudo sobre a atual situação hídrica capixaba.

As Consultas Públicas são organizadas pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) e fazem parte do processo de elaboração do PERH|ES, documento que irá estabelecer diretrizes para a gestão da água no Espírito Santo nos próximos 20 anos, além de orientar ações, projetos e programas voltados para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, tendo em vista a disponibilidade hídrica em cada uma das 14 bacias capixabas. Esta semana já foram realizadas Consultas nas regiões Central (Marechal Floriano) e Sul (Alegre). Nesta sexta, será a vez da região Norte (São Mateus).

Durante as Consultas, os técnicos que estão elaborando o PERH/ES fazem a apresentação detalhada do Prognóstico e os participantes podem contribuir com sugestões, críticas e demandas relacionadas ao conteúdo apresentado. O Prognóstico é o terceiro dos quatro produtos que compõem o PERH/ES e consiste na elaboração de cenários futuros sobre as disponibilidades de água no Espírito Santo. A partir da construção desses cenários serão estabelecidos, posteriormente, os programas, projetos e ações para o alcance de melhores condições de qualidade e quantidade de águas considerando os anseios sociais, econômicos e ambientais da sociedade capixaba, pactuados ao longo do processo de construção do PERH/ES.

PERH/ES

A elaboração do PERH/ES teve início em janeiro de 2017 e a expectativa é que o documento seja concluído no próximo mês de julho. O Plano vem sendo formulado a partir de uma consistente base técnica e conta com a ampla participação dos diversos segmentos da sociedade, o que proporciona a consolidação do arranjo institucional necessário para fazer com que o planejamento estratégico se torne efetivamente um mecanismo de transformação na realidade dos recursos hídricos no Estado.

O PERH/ES está sendo elaborado pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), com apoio técnico do Consórcio NKLac/COBRAPE, formado pela empresa japonesa Nippon Koei Lac e pela Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (COBRAPE).

Até o momento, duas das quatro etapas para a consolidação do PERH/ES já foram concluídas: a elaboração do Roteiro Metodológico, que contempla o detalhamento executivo e metodológico de todos os passos para a construção do Plano; e o Diagnóstico dos Recursos Hídricos, que traz um amplo panorama da situação atual dos recursos hídricos no Espírito Santo.

Após a aprovação do Prognóstico, que também será submetido à análise do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), será realizada a última etapa, que consiste no Plano de Ações e no Documento Consolidado do PERH|ES. Todas as etapas da elaboração do Plano preveem a realização de Seminários, Oficinas Interinstitucionais, Debates, Consultas Públicas Regionais e diversas Reuniões Setoriais, com o objetivo de garantir a ampla participação dos usuários de água, da sociedade organizada e do poder público.

Agenda das Consultas Públicas do Prognóstico:

Região do Doce
9 horas
Miniauditório do IFES de Colatina
Av. Arino Gomes Leal, 1700 - Santa Margarida - Colatina

Região Norte
9 horas
Auditório da Biblioteca do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES)
Rodovia BR 101 Norte, km 60 - Bairro Litorâneo - São Mateus

(027) 3347-6207 | (027) 99728-0746